"Todos os anos é a mesma coisa... passa Quarta-feira de cinzas logo depois chega a quaresma, depois de quarenta dias e celebramos a Semana Santa, Quinta de lava-pés, Sexta da Paixão, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. E nos dizem: 'Façam penitência!' Mas ninguém no fim, nunca muda! Continua a mesma coisa... Tô cheio disso!"
Essa reflexão é muito comum nos dias de hoje e o interessante é que não é apenas pelos mal informados, mas também por vários crentes. As vezes é bom que se faça esses questionamentos, mas sempre ter em mente o desejo de crescer e amadurecer a fé jamais pensando em desistir da reflexão.
O tempo quaresmal é na sua mais significativa intenção, fazer com que o povo de Deus pare um pouco para refletir sobre sua vida e seus comportamentos. Somo todos pecadores e necessitamos melhorar nosso passo. Pensemos porém no Mestre Jesus que, durante quarenta dias se pôs a rezar para, alimentando seu espírito, anunciar ao mundo a paz e o amor.
Mediante tantas rotinas da vida, se faz mais que necessário nos reabastacermos e fortalecer nossa mente com coisas boas para assim, nos alegrarmos com a festa da vida.
Assim é o tempo quaresmal, que cada um consiga fazer sua parte e que a penitência transfome nossos corações enrugados pelo pecado em corações novos e cheios de graça e amor. Assim, bem celebraremos nossa Páscoa!