Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra com alegria a Festa do seu Patrono: São José, esposo da Virgem Maria. Muitos são os relatos que sabemos da vida deste santo, portanto, poucos sabemos daquilo que é encontrado nos livros apócrifos (ou seja, aqueles que a igreja reconhece apenas como histórias contadas popularmente, sem veracidade como são os evangelhos).
Como bem sabemos das narrações evangélicas, preferi colocar aqui um trecho do livro apócrifo que conta um fato curioso da vida do santo que até então poucos de nós conhecemos:
"Outra versão da vida de São José é relatada nos "Atos de São José" que é tido por muitos como sendo apócrifa, mas estudiosos como Origens, Euzébio e São Cipriano fazem referência em suas obras. Nesses "Atos" José teria se casado jovem e só foi prometido a Maria quando já era viúvo. José teria tido, no primeiro casamento, duas filhas e quatro filhos sendo o caçula chamado Tiago, que Jesus considerava como irmão e com ele teria passado sua infancia e parte de sua adolecência. E Maria achou o menor Tiago na casa de seu pai e este estava triste pela perda de sua mãe e Maria o consolou e o criou. Assim Maria é as vezes chamada de mãe de Tiago. Com o passar dos anos o velho José tinha uma idade bem avançada, mas nunca deixou de trabalhar, nunca sua vista falhou e nunca ficava sem rumo, tonto, e como um rapaz ele tinha vigor e suas pernas e braços permaneceram fortes e livres de nenhuma dor. Quando aproximou-se a sua hora um anjo do Senhor veio até ele e disse a ele que estava para morrer e ele levantou-se e foi para Jerusalém orar no santuário e disse: "O Deus autor da consolação, O Senhor da compaixão, ó Senhor de toda a raça humana, Deus de meu corpo e espirito, com súplica eu Vos reverencio e Ó Senhor e meu Deus, se agora meus dias terminam e eu preciso deixar este mundo, peço a Vós que envie o arcanjo Miguel, o príncipe dos Vosso anjos, e deixe ele ficar comigo e leve minha alma deste aflito corpo sem problemas e sem terror. E José foi enterrado pelos seus amigos e parentes sem o odor dos mortos."
Ide à José!
Hoje nossa Congregação do Joseleitos de Cristo celebra seu Patrono e unimo-nos à todos os nossos irmãos consagrados para também celebrar os 61 anos de história na vida da Igreja como Sociedade Joseleitos de Cristo. Fundada pelo Pe. Gumercindo no dia 19 de março de 1950 na cidade de Boquim, SE. Depois reestruturada na cidade de Tucano, BA no dia 19 de março de 1958. Hoje a Congregação conta com mais de 45 padres, 3 diáconos, 27 seminaristas e 2 irmãos consagrados.
Peçamos à São José sua proteção para nossa cara Sociedade e que nos faça seus modelos na obediência, castidade, pobreza e fidelidade à nossa consagração.
Valei-nos São José!
Nenhum comentário:
Postar um comentário