O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas Igrejas de Brasília e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais da cidade. Ocupa uma boa parte da Quadra 702 Sul, em posição bastante central no Plano-Piloto. Ele foi criado por Lúcio Costa, projetor de Brasília e está aos cuidados pastorais desde sua construção à Sociedade São Francisco de Sales - Salesianos.
O Santuário Dom Bosco é uma obra de luz. Suas paredes são formadas por 80 colunas com mais de 15 m, que se unem no alto em arcos góticos. Entre as estruturas, estão 2,2 mil m² de vitrais. Combina 12 tonalidades de azul com pontilhado branco. Do lado de dentro, a sensação é a de estar sob um céu estrelado. O arquiteto Cláudio Naves complementou a composição com colunas cor-de-rosa nos cantos.
Em 30 de agosto de 1883, o italiano São João Belchior Bosco, sonhou com uma viagem pela América do Sul. Exatamente entre os paralelos 15° e 20°, latitude sul, ele viu uma enseada bastante extensa que partia do ponto onde se formava um lago. Ouviu, então, uma voz: "Quando se escavarem essas minas escondidas em meio a esses montes, aparecerá aqui a terra prometida. Nesse lugar se construiu Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário