segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nos tempos de coroinha

Atendendo ao pedido da Maria lá de Bom Jardim, PE (minha cidade natal) que diz: "Tu se lembra qual foi a emoção que sentisse quando acolitou pela primeira vez já que tu dissesse que tua vocação foi estimulada desde pequeno, com quatro ou cinco anos e se lembra com quantos anos foi?" - Via sms.
Bem, pra dar um detalhe, Maria é minha fã nº 1, já se nomeou até devota à mim... meu Deus me ajuda a ser sempre fiel aos meus amigos... Maria, espero que vc reze sempre pela minha perseverança. Obrigado pelo carinho, pode contar sempre comigo tá bom?!
Respondendo à sua pergunta, lembro-me muito bem do dia que acolitei pela primeira vez sim. No final do ano de 1999 eu tive uma longa preparação com o meu tio Barbosa, ele, junto com a Comunidade Santa Clara (não sei se vc lembra deles) me deram formação. Daí, durante a novena da Festa de Nossa Senhora de Lourdes (03 a 11 de fevereiro de 2000) na comunidade  da Sapucaia eu comecei a treinar, com a ajuda do meu tio, que ficava do lado dizendo o que levava primeiro e o que levava depois, a hora de tocar o sino etc. No dia da Festa eu usei a túnica pela primeira vez, foi uma emoção que nem sei como explicar. O padre que estava celebrando era o Mons. Jonas Menezes, que morava em Surubim e era reitor do seminário menor Nossa Senhora de Lourdes. Eu não tinha muito conhecimento do que ele era, mas depois que soube que ele era um dos grandes padres e formadores que a diocese já teve, enchi-me de orgulho. O dia era 11 de fevereiro de 2000, eu tinha 12 anos. Mas a memória ainda é tão viva que lembro-me como se fosse hoje. Eu estava lá, como minha tunicazinha, ofertada pela minha Tia Mena, já falecida e de quem sinto muitas saudades. Depois disso, continuei ajudando nesta comunidade e também no sítio Altos, na Comunidade Mãe Rainha, que eu fazia parte. Depois, meu tio conversou com o Pe. Severino Correia, o então Pároco e ele permitiu que eu começasse a ajudar na Paróquia, comecei no dia 30 de junho de 2000, era dia de Corpus Christi. O Ir. Edivan estava também começando a acolitar, entramos praticamente juntos. Aos poucos fui aprendendo a ser acólito e depois de um tempinho o Pe. Jair, que assumiu a paróquia depois, me deu a missão de ficar responsável pelos coroinha todos, dar formação e ajudá-los a caminhar. Eu tinha apenas 13 anos, mas já me tornei responsável por um grupo que já contava com 75 coroinhas (acho que vc se lembra). Mas eu amava fazer aquilo. Foi muito importante pra mim e para o meu crescimento pessoal.
Acho que me alonguei muito, no entanto, espero que tenha atendido seu pedido com carinho e transmitido ao menos um pouco da minha emoção em servir ao Altar do Senhor como acólito.
Depois postarei uma foto, porque terei que scannear ainda e passar para o computador. É a única foto que tenho como coroinha nessa época, junto comigo estava o Pe. Jair, o Pe. João Ribeiro e o meu irmão Eduardo.
Fica com Deus meu anjo e um abraço à todos aqueles que me visitam sempre aqui.

Um comentário:

Unknown disse...

Que lindo depoimento! Espero que sejas sempre fiel ao chamado que Deus o fez. E também ao chamado dentro dos Joseleitos de cristo.