quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Santuário Mundial do Divino Pai Eterno

Santuário Velho:
A origem do Santuário do Divino Pai Eterno remonta a meados do século XIX. Por volta de 1848 fora construída a primeira capela coberta com folhas de buriti. Tempos depois, uma capela maior foi edificada às margens do Córrego Barro Preto. Uma terceira capela foi erguida em 1876. Já o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurado em 1912. Este primeiro Santuário passou a ser mais conhecido como Santuário Velho, e é a Paróquia Matriz de Trindade.

Santuário atual:
Para marcar o centenário da Romaria de Trindade, em 1943 D. Emanuel Gomes de Oliveira, arcebispo de Goiás na época, fez o lançamento da pedra fundamental do atual Santuário Novo. Em 1955, apesar de todos os esforços, a obra ainda não havia saído dos alicerces. Em 1957, com a criação e instalação da Arquidiocese de Goiânia, D. Fernando Gomes dos Santos, primeiro arcebispo desta Arquidiocese, apresentou um projeto para a construção do Santuário. A partir de 1974 já era possível a realização da novena e festa do Divino Pai Eterno no local.
Em 1994 iniciou-se a reforma e adaptação do prédio, no sentido de dar a ele a dignidade de ser chamado “Santuário do Divino Pai Eterno”. Com ajuda dos romeiros e devotos, o templo foi totalmente reformado, e está ornamentado por 59 vitrais, além de outros 17 instalados na cúpula sobre o altar. Com o piso revestido por granito, possui ainda: secretaria, sacristia, copa, sala para os ministros da eucaristia e atendimento vocacional. No subsolo, existem três capelas, 20 confessionários, sala dos milagres e banheiros. A praça em torno do Santuário foi totalmente revitalizada, e uma grande rampa foi construída para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais e automóveis até a porta principal do templo.
Este Santuário é o único no mundo dedicado ao Divino Pai Eterno.

Nenhum comentário: